terça-feira, 13 de outubro de 2009

Auto-realização

___"Todo o ser humano se está constantemente projectando em qualquer coisa que existe fora de si próprio, alguma coisa que existe no mundo exterior, ou em alguém que está nesse mundo, uma pessoa, um ser amado, a quem entregue o seu amor. Intrínseca e basicamente é isso que ele procura no mundo exterior. Na medida em que um ser humano, em vez de se autocontemplar e reflectir sobre si próprio, deseja colocar-se ao serviço de uma causa superior a ele ou amar outra pessoa, acaba por se encontrar com a autotranscendência que, a meu ver, é uma qualidade essencial da existência humana." (In FOCO N.º 45, retirado de http://educacao.aaldeia.net)

___Algumas coisas, às vezes, parecem fora de alcance simplesmente por parecerem perfeitas, por se aproximarem de utopias. Porém, a cada dia descubro que o impossível é algo completamente relativo. A vida em sua totalidade dá imensas voltas e quase sempre imaginamos que não podemos controlar o rumo do nosso destino. É aí que as pessoas se enganam.
___Por mais que seja difícil alcançar a felicidade, isso é possível. A dificuldade sempre irá existir, mas ela não passa de um obstáculo ora grande, ora pequeno. Muitas pessoas deixam as dificuldades dominarem a situação e acabam por desistir dos seus objetivos e é exatamente esse comportamento que torna certas coisas irrealizáveis.
___A partir do momento que passamos a acreditar em nós mesmos conhecendo nosso potencial e nossas falhas, estaremos aptos a dirigir nossa própria existência. Um dos fatores que mais contribuem para esse "conhecer a si mesmo" é, definitivamente, o amor. Tal sentimento desencadeia uma série de outros dos mais variados possíveis, mas quem realmente ama estará no caminho certo do encontro com a felicidade.
___Através do amor, vê-se a vida com outros olhos, descobrem-se coisas novas e, assim, conhece-se a si mesmo. Com essa ferramenta em mãos a determinação cresce consideravelmente em razão da importância que o mundo passa a ter: começa uma luta em prol de um mundo melhor no qual você e as pessoas por você amadas viverão.
___O amor fortalece aqueles que o tem no coração, fazendo com que alcancem seus objetivos e experimentem experiências fantásticas. Esse mesmo amor leva à auto-realização e, consequentemente, à felicidade.




~> Dedicado àquele de cujo amor jamais duvidei e no qual encontro forças para alcançar meus objetivos. Eu te amo.



Jejels, 13/10/2009.

Nenhum comentário: