terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Textos bíblicos de natal


Diz o profeta Isaías: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim, sobre o trono de Davi e do seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor fará isso". Isaías 9,7-8. Este texto é uma profecia a respeito de Jesus Cristo, que havia de nascer. Ela foi feita há cerca de 800 anos antes de Jesus nascer. E ela se cumpriu, porque o zelo do Senhor a fez cumprir, como cumprir faz toda a sua palavra.
O dia chegou e Jesus nasceu, como diz Lucas 2,8-20: "Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam guardando, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais; porque eis que vos trago novas de grande alegria que será para todo o povo. Porque na cidade de Davi vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isso vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa mangedoura. E no mesmo instante apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas e paz na terra, boa vontade para com os homens".
"E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber. E foram apressadamente e acharam Maria e José, e o menino deitado numa mangedoura. E, vendo-o, divulgaram a palavra, que acerca do menino lhes fora dita, e todos os que ouviram, se maravilharam do que os pastores diziam. Mas Maria guardava todas essas coisas, conferindo-as em seu coração. E voltaram os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito". Essas coisas se divulgaram por eles. E na longínqua terra do Oriente, Deus deu a revelação destas verdades, a alguns magos, ou sábios, cerca de um ano depois.
E em Mateus 2.1-12 lemos: "E tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, no tempo do Rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém, dizendo: onde está aquele que é nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo. E o Rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele. E convocando todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo. E eles lhe disseram: Em Belém da Judéia, porque assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as cidades de Judá; porque de ti sairá o guia, que há de apascentar o meu povo de Israel".
"E entrando na casa, acharam o menino e sua mãe Maria e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, lhe ofertaram ouro incenso e mirra. E, sendo por divina revelação avisados em sonhos, para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por um outro caminho". Eis em síntese como se deu o nascimento de Jesus Cristo. Que Deus nos ajude a tirar preciosas lições para as nossas próprias vidas.




Pr. Timofei Diacov
(retirado de 
http://br.groups.yahoo.com/group/timofei/message/157  )

Nenhum comentário: